Prevenção ao Suicídio: Responsabilidade de quem?

Quando falamos sobre prevenção, muitas vezes focamos apenas no caráter interventivo da situação, realizado por profissionais da saúde ou pessoas treinadas para tal. Por exemplo, psicólogos indo às escolas fazer palestras ou divulgando conteúdos sobre o tema. Contudo, existem três níveis de prevenção:

A Prevenção Primária é de ordem universal e diz respeito à ações tomadas antes que se desenvolva uma doença ou transtorno, através da conscientização em grupos, e pode ser feita por qualquer pessoa. Por exemplo, no outubro rosa nós temos campanhas em nível nacional conscientizando as mulheres da importância do autocuidado, feita tanto pelo governo, como por profissionais da saúde, artistas e a população de modo geral.

Já as prevenções secundárias dizem respeito ao rastreamento e diagnóstico precoce, através de pessoas treinadas para isso (professores, seguranças, profissionais da saúde, agentes comunitários) e as prevenções terciárias são ações implementadas para cuidados preventivos específicos, intervindo diretamente no quadro patológico

Isso significa dizer que quando falamos sobre prevenção, muitas vezes pensamos apenas nos níveis secundários e terciários, mas a responsabilidade é de todos!

Portanto, ressalto que políticas públicas e campanhas efetivas para prevenção dentro das comunidades e das escolas é importante; treinar professores, profissionais da saúde e segurança pública para prevenir é igualmente importante; intervir como profissional da saúde nas queixas relacionadas a tentativas de suicídio também; mas uma população atuante, que se coloca à disposição de ouvir, que compartilha informação, que adere a campanhas nacionais e que busca olhar para o outro com mais empatia é fundamental para uma prevenção efetiva, porque é essa população que está proxima dessas pessoas a maior parte do tempo. 

Por isso, não hesite em procurar ajuda, isso pode salvar vidas!

Deixe um comentário