Psicoterapia: O que é? Para quem é? Por que fazer?

A psicoterapia é uma prática colaborativa, entre paciente e psicólogo, baseada na ciência e no diálogo, com o objetivo de melhorar o bem estar desse paciente. Isso significa que muitas frases que ouvimos popularmente como “psicólogo só conversa, só da conselhos”, não é verdade.

Existem basicamente três motivos que fazem uma pessoa procurar por terapia: autoconhecimento, desenvolvimento profissional e dificuldades ou problemas como, por exemplo, dificuldade nos relacionamentos, irritação, medo, angustia, tristeza, ansiedade, estresse, vontade de fugir, cansaço, etc. 

Contudo, além de auxiliar os pacientes com essas demandas específicas, há outros benefícios na terapia como, por exemplo:

1. Sentir-se acolhido e compreendido

Quando estamos em um espaço comum as pessoas geralmente costumam dar opiniões, conselhos e palpites que as vezes mais atrapalham do que ajudam, por falta de compreensão. Contudo, no espaço terapêutico podemos encontrar uma escuta empática, onde o paciente pode contar suas angustias e sentir-se compreendido.

2. Ser ouvido sem ser julgado

Diferente de desabar com amigos ou familiares, o psicólogo é livre de julgamentos pessoais, pois seu compromisso com o paciente é compreender e ajudar, baseado em evidências.

3. Livrar-se de hábitos prejudiciais e desenvolver novas habilidades

A partir da compreensão sobre si mesmo e a forma como vê e se relaciona com o mundo, nos tornamos capazes de identificar nossos hábitos prejudiciais, como pensamentos e comportamentos disfuncionais, e passamos a desenvolver novas habilidades para vida.

4. Alcançar sua melhor versão

Quando começamos a perceber nossos limites e nossas potencialidades, e começamos a compreender nossos objetivos com mais clareza, passamos a viver o aqui-e-agora com excelência e passamos a nos sentir melhor conosco. 

5. Melhorar seus relacionamentos

Através da psicoterapia também podemos compreender a maneira como nos relacionamos com os outros e passamos a nos sentir melhor nas nossas relações.

Portanto, a psicoterapia não é apenas “para louco”, como dito no senso comum, mas sim é uma prática, cientificamente comprovada, para toda e qualquer pessoa que tenha algum tipo de dificuldade ou mal estar e que queira sentir-se bem consigo e com os outros.

Deixe um comentário