Quais são suas Qualidades?

Ontem lancei no Story duas enquetes: Uma questionando se as pessoas reconhecem as qualidades dos outros (100% respondeu que “sim”) e a outra questionando se as pessoas falam ou demonstram aos outros as qualidades que eles possuem (64% responderam sim e 36% responderam que não). Nessas interações eu também havia questionado quais interações os indivíduos reconheciam em si próprios e, como era esperado, alguns tiveram dificuldade de reconhecê-las.

Acontece que é difícil mesmo realizar esse tipo de reflexão, tanto sobre nós mesmos quanto sobre os outros, por n motivos que perpassam nossa cultura, os significados desse reconhecimento e até mesmo nossas próprias crenças sobre o assunto. Mas, leia com bastante atenção: TODO MUNDO tem qualidades.

Digo isso baseado em evidências, pois Martin Seligman enquanto construia a Psicologia Positiva em conjunto com outros cientistas buscou compreender o que era felicidade e quais características positivas os indivíduos possuiam que poderiam auxiliá-los a encontrá-la. Esses estudos abarcaram mais de 200 culturas do mundo todo e curiosamente chegaram a conclusão que todos os seremos humanos possuem 24 forças pessoais (qualidades) divididas em 6 virtudes, sendo elas:

Sabedoria: Criatividade, Curiosidade,Pensamento Crítico, Amor ao aprendizado e Perspectiva

Coragem: Bravura, Perseverança e Vitalidade (entusiasmo)

Humanidade: Amor, Bondade (generosidade) e Inteligência social

Transcedência: Apreciação da beleza e da excelência, Gratidão, Esperança, Humor e Espiritualidade

Justiça:  Cidadania (trabalho em equipe), Equidade (justiça) e Liderança

Temperança: Humildade, Prudência, Autorregulação (autocontrole) e Perdão

A diferença é que nem todas as forças estão na mesma intensidade em todos os seres humanos, pois cada um possui sua história de vida, suas crenças e sua subjetividade. Mas, sem sombra de dúvidas todos temos algumas dessas forças mais intensas que outras e precisamos reconhecê-las em nós mesmos e nos outros para sermos mais felizes.

Agora, façamos um exercício: olhando para as forças pessoais e para as virtudes descritas, quais você acredita que sejam mais intensas em você? Conta ai pra gente 3 que você acredita que seja sua assinatura!

Se você tiver dificuldade de identificá-las, não hesite em procurar ajuda. Estou à disposição!

Deixe um comentário